Bem vindos!!!

Há neste blog textos produzidos por mim, por meus amigos e outros que leio na net. Todos os textos colocados visam a divulgação de idéias e concepções. Todos os créditos são dados aos autores cujos nomes encontram-se no fim dos textos. Sinta-se a vontade para fazer suas colocações em prol da Educação.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Exercícios Psicomotores

Para trabalhar o:
Esquema Corporal
*Mímica: Advinhar a ação ou animal sem emitir som;
*Escultura: Explorar seu corpo reconhecendo-o, após fará o mesmo com seu companheiro, pedir que esculpa com massa ou argila seu próprio corpo e o do outro;
*Advinhação: o que é? O que é?
- Que fica em cima do pescoço?
- Que fica entre os olhos e a boca?
*Nomear partes do corpo de colegas, de bonecos;
*Juntar partes do corpo de um boneco num quebra cabeça;
*Desenhar uma figura humana;

Lateralidade
*Colocar as mãos sobre o contorno de mãos desenhadas pela parede, direita sobre direita, esquerda sobre esquerda;
*Repetir o movimento com os pés;
*Colocar um fio esticado verticalmente entre o teto e o chão. De frente, encostar o nariz e o umbigo no fio e perceber as partes do corpo que ficaram para fora. Sinalize o lado das sobras;

Coordenação Motora Global
*Rolar no chão, com os pés juntos e os braços ao longo do corpo, para os dois lados;
*Engatinhar para a frente e para trás, passando sobre obstáculos ( por baixo de mesas e cadeiras, sobre caminhos marcados no chão);
*Andar, correr, pular, subir, dançar
*Chutar bolas de diferentes tamanhos e pesos

Coordenação Motora Fina
*Escolher arroz ou feijão;
*Montar quebra-cabeça;
*Modelar com massa ou argila;
*Rasgar e amassar vários tipos de papel;
*Recortar com o dedo;
*Recortar com a tesoura;
*Colar/ pintar
*Perfurar/ dobrar
*Contornar/ bordar/ traçar
Coordenação Visual
*Seguir com os olhos e a cabeça o movimento de um objeto manipulado pelo educador;
*Andar ao redor de um objeto, sem desviar os olhos dele;
*Seguir apenas com os olhos movimentos de baixo para cima/ da direita para a esquerda;

Orientação Espacial
*Pedir que todos andem pelo ambiente, explorando-o, com os olhos abertos e depois com eles fechados;
*Jogar amarelinha;
*Montar quebra-cabeça;
*Obedecer ordens como: colocar o lápis em cima da mesa e a caneta embaixo da cadeira etc.;
*arremessar bolas em espaços determinados;
*Traçar uma linha entre contornos de linhas paralelas sem tocá-las;

Exercícios Fonoarticulatórios
*Fazer caretas
*Assoprar apitos, línguas de sogra, penas, balão de ar, chama de vela;
*Mastigação;
*fazer bolhas de ar;
*jogar beijos;
*Imitar sons produzidos pelos bichos;

Exercícios Respiratórios
*Inspirar pelo nariz e expirar pela boca;
*Inspirar profundamente com a boca fechada, expirar emitindo as vogais, prolongando-as até soltar todo o ar;
*Assoprar o ar com força, como quem está enchendo uma bola de ar;

Exercícios de Expressão Verbal e Gestual

*Contar a história de seus próprios desenhos;
*Formar histórias a partir de um título;
*Realizar passeios a pé e depois conversar sobre tudo o que foi observado;
*Contar o que vê em fotos/ gravuras. Começar com gravuras que tenham poucos personagens.

Exercícios de Percepção

Tátil
*de olhos abertos e depois fechados, sentir coma s mãos,dedos e pés, objetos diversos, pessoas e seu próprio corpo;
*reconhecer colegas pelo tato;


Gustativa
*Experimentar coisas que têm e que não têm gosto;
*Provar alimentos em diferentes temperaturas;

Olfativa
*Experimentar odores fortes e fracos, agradáveis e desagradáveis, em materiais como: perfumes, sabonetes, café, álcool, vinagre, chás, flores;
*Buscar o reconhecimento de objetos através de seus cheiros característicos;

Auditiva
*Brincar de cabra-cega;
*Perceber os sons produzidos naturalmente pelo próprio corpo (respiração, batidas cardíacas);
*Identificar e imitar sons e ruídos produzidos por animais e fenômenos da natureza;

Visual
*Identificar cores diversas;
*Separar objetos altos e baixos, curtos e compridos, finos e grossos, largos e estreitos, cheios e vazios;
*Agrupar objetos de acordo com cores e/ou formas;
*Descobrir o que falta e absurdos em desenhos;
*Marcar entre diversas figuras, letras e números, apenas que são iguais ao modelo;
*Encontrar figuras escondidas em um desenho;

Nenhum comentário:

Postar um comentário